sábado, agosto 30, 2008

4ª ETAPA DO TROFÉU BRASIL TEM ATLETAS OLÍMPICOS, EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO E PRÊMIOS EXTRAS




Nem a água gelada da raia olímpica da USP ou o circuito extremamente técnico do ciclismo abalaram os mais de duzentos atletas que participaram nesse domingo da 4ª etapa do 18º Troféu Brasil de Triathlon.

Sob um céu nublado, os competidores dividiram-se na prova entre as distâncias do Short (750 metros de natação, 20K de ciclismo e 5K de corrida) e Olímpico (1500 metros de natação, 40K de ciclismo e 10K de corrida).

E último dia das Olimpíadas em Pequim, a prova teve como vencedores justamente dois triatletas que já marcaram presença em Jogos Olímpicos. Paulo Miashiro e Carla Moreno foram os vencedores das categorias olímpica na prova mais longa, com os tempos de 1 hora e 59 minutos e 2 horas e 20 minutos, respectivamente.

Em uma mostra de perseverança e dedicação, diversos atletas com algum tipo de necessidade especial também terminaram o circuito, e mostraram que a força de vontade supera qualquer dificuldade que a vida impõe. José Roberto da Silva Júnior, primeiro atleta amputado a concluir a prova, descreveu a sensação de concluir mais uma competição, chegando em primeiro em sua categoria. "O triathlon é minha vida, não existe pessoa mais feliz que eu nesse momento", afirmou. Outros campeões foram Fernandinho "Superação" e "Motorzinho".

Mas grande novidade da penúltima fase da competição foi a premiação extra concedida pela Federação Paulista de Triathlon (SPTri). Os atletas que préviamente haviam se filiado na Federação pela internet foram premiados com mais um troféu ou medalha, além de uma camiseta adicional. A entrega dos prêmios ocorreu paralelamente à prova, permitindo uma liberdade para os competidores, que a qualquer momento, poderiam buscar o troféu.

Tal fato chamou a atenção dos competidores, e mostrou ser um incentivo extra ao esporte, como falou José Ricardo Graça, campeão do Short Triathlon ocorrido em Ubatuba em 29 de junho, que recebeu o troféu da Federação Paulista na USP: "Isso incentiva a formação de uma equipe forte no estado de São Paulo, para quando formos para o Brasileiro, representarmos muito bem o nosso estado", disse.

Carla Moreno arrebatou com isso seu segundo troféu do dia, e José Augusto Azevedo Antunes, que ficou em 6º lugar no Troféu Brasil, venceu no masculino, superando os outros atletas justamente por estar federado.

Nenhum comentário: