sexta-feira, março 29, 2013

Parque olímpico em Londres é reaberto para visitantes


O parque olímpico Rainha Elizabeth em Londres, fechado desde o fim das Olimpíadas em agosto do ano passado, será reaberto temporariamente para visitas nesta sexta-feira (29). O passeio funcionará nos fins de semana e feriados até o dia 23 de julho.

Na visita restrita à imprensa na última quarta-feira, jornalistas puderam observar que várias estruturas utilizadas nos jogos e previstas no plano original como temporárias, como o estádio de hóquei e a área de aquecimento dos atletas, já não existem mais. As arquibancadas laterais do centro aquático também estão sendo desmontadas para o local se tornar uma piscina pública.

AccelorMittal Orbit é reaberto ao público durante tour

Arquibancadas do centro aquático vão sendo removidas 

De acordo com Peter Tudor, diretor da empresa responsável pelo legado olímpico, são justamente essas reformas o grande mote do tour. “As arenas de basquete e polo aquático já se foram, e estamos adequando as outras para nossos objetivos.  As pessoas poderão ver como tudo era antes do parque e como vai ficar após a reforma”, afirmou.

Ainda como parte da transformação, o parque vai receber quatro mil novas árvores e 100 mil arbustos. Uma rodovia será entregue em maio deste ano para ligar linhas de ônibus até o local. Serão construídas ainda mais 6.800 residências nas áreas vizinhas.

Da antiga área multiuso, restam inalterados o estádio olímpico e torre ArcelorMittal Orbit, a parte principal do passeio. A escultura de metal retorcido de quase 115 metros proporciona uma vista em 360 graus de Londres.

Alunos se divertem com espelho dentro do Orbit
Dentro da plataforma de observação estão ainda dois espelhos côncavos. Dependendo da posição do observador, é possível enxergar a cidade de ponta cabeça.

Entre os muitos pontos turísticos vê-se também o estádio do West Ham, que será aposentado. O time passará a realizar partidas dentro do estádio olímpico na temporada 2016-17.

Aluno observa obras no parque olímpico em Londres

“Deve ter custado muito dinheiro”, questionou Joel Momba, 11, aluno de uma das escolas próximas ao parque olímpico que também participaram da visita.

De fato. Segundo Tudor, a renovação irá custar em 600 milhões de libras (aproximadamente R$ 1,8 bilhão), valor já previsto no orçamento original pré-olimpíadas.

A área norte será inaugurada em julho deste ano e o resto do complexo durante a primavera (outono no Brasil) de 2014.

Vista do estádio olímpico
Morte ao elefante branco
Para dar continuidade ao objetivo de “popular” a área depois da inauguração e evitar que tudo vire um “elefante branco”, os projetistas fecharam acordo com uma empresa de eventos para promover shows e concertos antes mesmo da abertura oficial do parque em 2014.

Além do contrato com o West Ham, o estádio olímpico venceu o concurso para sediar o campeonato de atletismo em 2017 e ainda está na disputa para receber o campeonato mundial de rúgbi em 2015 e o Gay Games de 2018.

Nenhum comentário: