sábado, março 22, 2008

Network Week!!

Tive nessa semana que passou grandes experiências para meu futuro profissional. Assim como os debates da BBC Brasil na semana anterior, nesta viajei novamente para SP (viajei é ótimo, pois moro a 100km de lá) e fui visitar na terça feira a Editora Abril, mais especificamente a redação da revista Bons Fluidos. Eu e meus colegas chegamos 1 hora antes, e esperamos na grande praça de alimentação do edifício.

Na hora certa, subimos e fomos nos encontrar com a Beth Volpi, redatora-chefe da Bons Fluidos. Praticamente em sintonia com a revista, Beth tem uma fala zen, e com toda essa tranquilidade foi nos explicando como é o proceso de edição da revista, como organizam os releases que recebem das diversas assessorias. Um ótimo aprendizado.

Após isso, estávamos sedentos para conhecer o resto das redações. Porém, como são dezenas e dezenas e revistas, escolhemos algumas. A 1ª após nossa inicial foi a inovadora revista Gloss, com seu formato europeu. Entramos na caruda, com a ajuda de Beth (que passou o cartão dela na porta, liberando o acesso), e conversamos com a simpática Sandra Soares, editora de comportamento.

E não é que a sorte bate de repente? Uma das meninas do grupo encontrou a namorada do primo, que trabalha no local. Ela nos emprestou seu cartão, e com esse FREE PASS rumamos para nossas outras desejadas. Visitamos a revista Viagem, onde conversamos com Elaina Ianicelli, editora de arte. Na National Geographic, falamos com o editor-chefe Matthew Shirts, o qual tive a oportunidade de conhecer ano passado, na 24ª Semana Estado de Jornalismo. Passamos pela imensa redação da Veja, onde trocamos idéias com Valdécio de Oliveira, editor de arte da Veja SP e ,por fim (como ninguém é de ferro) fomos para a redação da Playboy. Sim meus leitores queridos, Kika Paulon, editora visual (é ela que acompanha todas as peladonas) nos contou segredos secretos dos bastidores da revista, hehehe. Vocês têm curiosidade em saber? Além disso, ganhamos uma grande quantidade de revistas do grupo.

Um passeio realmente engrandecedor, e tenho que agradecer também aqui a iniciativa de minha professora Ciça Toledo, que nos incentivou a insistir e dar as caras por lá.


Já na quinta-feira também peguei meu carro e fui para SP, dessa vez na outra marginal, a Tietê. Entrevistei o crítico de cinema do Estadão, Luis Carlos Merten, e descobri um cara apaixonado pelo que faz (pra vocês terem uma idéia, olhem o blog dele, atualizado diversas vezes durante um único dia, dêem uma lida aqui). O cara é simplesmente VICIADO em cinema, e traduz isso com grandes críticas. Nosso papo de mais de meia-hora rendeu um grande aprendizado também.

Enfim, acho que o que posso sugerir para meus queridos leitores: DÊEM as CARAS. Se pintar uma grande oportunidade, não deixem ela passar simplesmente pelo medo do chefe não liberar ou perderem alguma aula na faculdade. Isso que aconteceu comigo só aumenta meu network, e é isso que vale na nossa vida profissional. Você pode não gostar de um emprego. Se tiver um bon network, você com certeza arranjará um melhor rapidinho.

Tenham um excelente domingo e até o próximo post!

LARCF

Nenhum comentário: