quinta-feira, março 13, 2008

BBC Brasil faz 70 anos e celebra com debates acalourados

Acabo de voltar de dois interessantes dias de debate na sede da BBC Brasil, em São Paulo.

Os eventos ocorreram em comemoração dos 70 anos de transmissão jornalísticas da BBC no país, tendo sua primeira transmissão datada de 1938.

Nos dois dias de debate, jornalistas especialistas em diversas áreas discursaram e responderam as perguntas de um público de estudantes e outros profissionais da área.

A 1a palestra, ocorrida ontem pela manhã, teve o tema: O gigante Vizinho: O Brasil na América dso Sul, e teve como debatedores:

- Carlos Chirinos, correspondente da BBC mundo
Vindo diretamente de Caracas, onde cobriu toda a crise Equador - Colômbia, disse que o presidente Lula se tornou a marca brasileira, por seu carisma, e assim conseguiu promover uma aproximação da América Latina.
Quando uma crise deflagra na A. L., os olhos se viram para o Itamaraty. "O que ele irá fazer?". Essa é a pergunta dos outros países.

- Carlos Pagni, colunista argentino do La Nación
Discursou sobre a dificuldade da interpretação do "outro" (o Brasil), devido a diferenca de línguas. A Rivalidade dos países também foi pauta para seu discurso. Mas ele diz que o Brasil é um país digno de se compreender, principalmente sua cultura (com a Bossa Nova, por exemplo - contato com a sociedade). Ele ainda comentou da força da moeda brasileira, e do plano econômico que já dura 14 anos.

Jonathan Wheatley, correspondente do Financial Times
Falou sobre a polivalência brasileira e sua constante mudança, ora boa, ora ruim, mas ainda assim rumando para um crescimento.
Porém o Brasil algumas vezes é visto pelos olhos externos como suscessivos fracassos, devido por exemplo a não obtenção de uma cadeira no conselho de segurança, ou das negociações com a China.

Ricardo Seitenfus, especialista em Relações Internacionais
Discursa que o Brasil sempre se baseia na idéia de açõs para que "a América Hispânica não se una contra nós", e que os aliados econômicos do Brasil são, realmente, apenas:
Chile na A. L.
E.U.A na A. do Norte
Alemanha na Europa
Japão na Ásia
O Objetivo do Brasil é manter a situação sob controle.
Ao contrário do que Jonathan Wheatley discursou, Ricardo diz que "O Brasil está na moda", e é visto com bons olhos pelo mundo.

Continuo daqui a pouco...

Nenhum comentário: