quarta-feira, maio 26, 2010

TÔ NA COPA: Que soem as Vuvuzelas!


E começa o maior espetáculo da Terra! Seja muito bem vindo à cobertura TÔ NA COPA, com informações diretas do que ocorre dentro e fora dos gramados, durante o maior torneio esportivo do planeta. Na terra das origens do homem, a bola vai rolar na África! E será um prazer ter você ao meu lado.

E o que esperar de uma Copa do Mundo em continente africano? Bem, posso tentar descrever essa sensação baseado no que já vivenciei em Copas passadas. Vamos lá então.

As ruas de Seul, tomadas por milhares de coreanos, parecem um oceano vermelho. Cada um deles fielmente vestindo o uniforme da torcida. Mesmo com o trânsito interrompido pelos “marronzinhos” locais, nenhum carro sequer passa pela avenida. É hora do primeiro jogo dos “Vermelhos”. E entre as pessoas eufóricas, vibrando pela estréia de sua equipe nos gramados de Seul, estou eu. Um brasileiro, sendo totalmente envolvido pela energia dos calorosos e receptivos torcedores, amantes novatos do futebol. O apito soa, e a sensação é indescritível. Estou em uma Copa do Mundo! Sou parte da torcida de outro país, comemorando cada gol da equipe e festejando entre grandes amigos, conhecidos 30 minutos atrás.

Dando corda à maquina do tempo, avancemos quatro anos. Estou agora em Munique, em um país já habituado com o futebol. Diferente da Copa do Pijama de 2002, na qual tomamos caipirinha no café da manhã para comemorar o penta, dessa vez a festa é regada com cerveja da melhor qualidade. O OlyimpiaPark, palco das Olimpíadas de 1972, é agora tomado por um só esporte. Milhares brincam e se divertem. Alguns se acidentam também. É o meu caso. Uma bolada na cara me garante uma passagem pelo pronto socorro local. Ainda assim, entro com o olho roxo no Allianz Arena para mais um confronto futebolístico. Mas tudo bem, mesmo com meia visão consigo enxergar e rir de um australiano que, brincando, prometia “vender a própria irmã” por um ingresso entre Brasil x Austrália.

Dois mil e dez, chegamos ao presente. A décima nona Copa do Mundo traz mais uma vez algo novo no futebol mundial: jogos em um país nunca antes palco de tamanho espetáculo. Todos voltam seus olhares para o Continente-Mãe, imensa, indomável, inacreditável. Uma torcida munida de incansáveis vuvuzelas, com uma alegria semelhante à brasileira. Desta vez, estarei ao lado do mascote Zakumi, com a atenção de 6 bilhões de torcedores por todo o mundo, vivendo e trazendo essa história, para você.

Que o chute inicial na bola Jabulani traga um mês de alegria e paz, unindo o mundo todo pela linguagem universal do Futebol. Bem vindo à cobertura: TÔ NA COPA.

Nenhum comentário: