sábado, junho 19, 2010

TÔ NA COPA: Casa Brasil é convite para 2014


O Brasil quer mostrar aqui em Johanesburgo que também sabe conduzir um grande espetáculo fora de campo. Prova disso é a inauguração da Casa Brasil, uma exibição que convida os fãs do futebol a já fazer planos de aterrissar na nossa terrinha daqui a quatro anos.



 “Nossa ideia aqui é promover o Brasil de forma bastante ampla e diversa. Um Brasil ainda pouco conhecido no exterior”, explica Flávia Araújo, gerente de mercados da Embratur. “É o Brasil do turismo, de uma indústria forte que exporta e produz, de uma ciência e tecnologia de ponta.”

Veja mais imagens na Galeria de Fotos




Todas as cidades-sede da Copa de 2014 estão expostas e trazem em seus stands um pouquinho da tradição dos quatro cantos do país. A Bahia aposta na música e no seu principal símbolo – a baiana.

“Eu trouxe a imagem de Oxum, que é a deusa da sensualidade, da fertilidade do ouro, e também muito axé para os jogadores da seleção, né?” – brinca a típica baiana Lucicleide Nascimento.

Para realizar uma Copa inesquecível, o setor de serviços é um dos que mais precisa se aprimorar¬¬. Toda uma cadeia produtiva, incluindo transporte, alimentação e hospedagem, precisam ser melhorados.

George Melo Barreto, diretor de desenvolvimento da Salvador Turismo (Saltur), explica como isso será feito na capital baiana: “Salvador está buscando a qualificação em idiomas diferentes, em atendimento ao cliente e técnicas de venda e em manuseio do alimento, para não apenas receber 500 mil turistas estrangeiros, e sim cativar essas pessoas para que elas voltem e venham ver e viver Salvador.”

Já o estado do Amazonas trouxe o folclore brasileiro com os dançarinos do festival de Parintins. A apresentação contou com a simbologia dos índios e da sinhazinha da fazenda (confira o vídeo).



A brasileira Marcela Figueiredo, que trabalha como dentista em Moçambique, relembrou um pouco da sua terrinha. “Achei a decoração de cada estado muito rica, principalmente a de Recife, que é do meu estado, Pernambuco.”

Por outro lado, tendo enfrentado dificuldades na ida para os jogos aqui na África do Sul, ela espera que os problemas não se repitam daqui há quatro anos: “Nós tivemos muitas filas nos transportes públicos, que estão sendo ineficientes. Passamos quase uma hora à espera de um ônibus para ir para o estacionamento. Além disso, na entrada do estádio, quando faltou energia no 1o jogo, o portão estava fechado”. Ela ainda alfineta: “Eu espero que no Brasil já não haja isso”.

E a principal parte da Casa Brasil é justamente o nosso maior motivo de orgulho. A exposição Cinco Estrelas traz fotos e vídeos das conquistas mundiais, além de troféus e homenagens que a seleção canarinho recebeu durante as participações em todas as Copas do Mundo.

“Nós trouxemos essa exposição para a África com o objetivo de mostrar ao mundo peças que a seleção brasileira ganhou em partidas disputadas ao longo dos mundiais”, explica Antônio Carlos Napoleão, curador e gerente de memória e acervo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Raridades como uma placa comemorativa de 1962 do jogo do Brasil e Inglaterra (cuja peleja terminou empatada), além de camisetas utilizadas por craques dos cinco títulos estão expostas. Em destaque e protegida por uma redoma de vidro, descansa a restaurada Taça Jules Rimet, conquistada definitivamente pelos heróis do tricampeonato de 1970.

O carioca e flamenguista Francisco Morais, velho de guerra quando o assunto é Copa do Mundo (esta é sua décima-primeira Copa) afirmou que visita a exposição desde 1982. Para ele, esse ano, a exposição se sobressaiu, e é a mais bonita que já viu.

E a prova de que a Copa de 2014 vai garantir um grande numero de turistas está na fala do Sul-africano Thomas Malaotsi. Depois de rodar por todos os stands, ele já faz planos de estar no Brasil daqui a quatro anos.

“Eu vou começar a poupar cada centavo para estar no Brasil em 2014. Eu visitarei, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e, mais do que tudo, eu quero mesmo conhecer é o samba”, afirma ele, entusiasmado.



Serviço
Casa Brasil
Horário: das 14h às 18h
Local: Sandton Exposition Centre – Maude Street Sandton 2196 (anexo ao Shopping Sandton City) – Johanesburgo
Tel: +27 11 779 0000
Entrada gratuita

Nenhum comentário: