quinta-feira, junho 10, 2010

TÔ NA COPA: VIVA Madiba! Começa a Copa da África



E estamos a poucas horas da maior festa do Planeta! A partir de amanhã, o futebol constrói uma gigantesca ponte transcontinental, ligando o mundo e a África. 

E para iluminar ainda mais essa ponte, traduzi para vocês um artigo muito esclarecedor, que li durante minha viagem entre a Cidade do Cabo e Durban. O autor, chamado Howard Stafford, fala sobre como os olhos do mundo são “ignorantes” perante ao continente africano.

O continente sombrio

No começo do ano, a irmã de minha mulher e sua família vieram nos visitar em Johanesburgo. Eles vivem nos EUA. As duas filhas, de 18 e 20 anos, estavam naturalmente entusiasmadas sobre a viagem e contaram a seus amigos em Columbus, Ohio, que estavam “indo para a África”.

Ao logarem no Facebook, as meninas depararam-se com as mais variadas perguntas dos seus amigos dos EUA, querendo saber sobre a vida na África.

Confesso que influenciei suas respostas, na qual uma dizia: “Todas as manhãs, nós tiramos leite dos elefantes-fêmea e cavalgamos em zebras floresta adentro para colher mangas e bananas para o café da manhã.” Os norte-americanos responderam à postagem desacreditados: “UAU, isso é muito legal.” era a resposta mais comum.

É difícil compreender que, em um mundo tão conectado, a África ainda seja uma terra incógnita, misteriosa e extraordinária para muitas pessoas, tal como era na época dos exploradores antigos. Muitos dos amigos em Ohio imaginavam que a África era um grande país, escassamente populado, em algum lugar no meio de algum outro oceano.

Quando os viajantes sul-africanos retornam para seus lares, eles amam presentear seus amigos com histórias que discorrem mais ou menos assim: “Eu estava em um bar e um dos nativos perguntou sobre meu sotaque. Quando falei a ele que era da África do Sul, ele disse que seu amigo John Smith morava na Zâmbia e perguntou se eu, por acaso, o conhecia. Ele ficou bastante assustado quando expliquei que a Zâmbia estava a 1000 quilômetros de distância da África do Sul, e que portanto eu não conhecia esse amigo.” A vasta maioria das 7 bilhões de pessoas no planeta não faz a mínima idéia do que é a África.

Eu cheguei à conclusão que o filme O Rei Leão é o grande culpado por esses equívocos. As pessoas realmente acreditam que a África é uma terra de savanas infinitas, habitada por nobres leões e cômicos javalis que trotam para lá e para cá, cantando Hakuna Matata. E é claro, os animais são todos domésticos, com exceção das covardes hienas. Fato é, a África é um grande zoo domesticado.

Esta falta conhecimento pode levar a conseqüências infelizes. Há alguns anos atrás, um grupo de turistas japoneses visitou o parque dos leões, nos arredores de Johanesburgo. Os leões estavam descansando. Ao invés de fazer gracinhas, estavam apreciando uma siesta. Um dos turistas saiu do carro e caminhou em direção aos leões, para que os demais pudessem tirar fotos dele com as feras sonolentas.

Os leões acordaram instantaneamente, atacando e matando o rapaz. Esta não é para ser uma história engraçada, mas ilustra muito bem que ignorância não é necessariamente felicidade (como na música ignorance is happiness, dos Ramones). Similarmente, pessoas que vão nadar em praias desprotegidas não deveriam ficar muito surpresas quando são “petiscadas” por um grande tubarão branco.

Havia um website dedicado à responder questões de pessoas que planejavam viajar para a África do Sul. Creio que eles fecharam o site porque o moderador esgotou o leque de respostas sarcásticas. Como você responde seriamente para perguntas como: “Você pode comprar queijo na África do Sul?” ou “Existem hospitais ou devo trazer meu próprio kit médico?” ou “Existem estradas asfaltadas na África do Sul?”. É quase impossível sobrepujar os estereótipos mal informados que as pessoas anexam à esta terra maravilhosa.

Se você está aqui para a Copa do Mundo da FIFA, você é mais que bem vindo a este país maravilhoso. Talvez você possa dar um pouco mais de esclarecimento às pessoas sobre a África, quando você retornar à sua casa. A África tem cidades , estradas e infra-estrutura, é um país civilizado e um lugar esplêndido. Mas, por favor, lembre-se de não mimar os animais.

___

Algumas informações de hoje:

- Durban permaneceu nublada. Choveu fraco à tarde.
- Consegui a permissão ao acesso do site de imprensa da Fifa. Então teremos informaçõesdireto da fonte.
- A 24h do início dos jogos, as obras ainda continuam. Confiram no álbum de fotos 
Confiram no álbum de fotos.
- Falando em Fifa, ela comprovou hoje o número total de assentos de cada ingresso:

Cidade do Cabo: 64,100
Durban: 62,760
Johanesburgo, Ellis Park: 55,686
Johanesburgo, Soccer City: 84,490
Mangaung/Bloemfontein: 40,911
Nelson Mandela Bay/PE: 42,486
Nelspruit: 40,929
Polokwane: 41,733
Rustenburg: 38,646
Tshwane/Pretoria: 42,858

- E também liberou para a imprensa números do total de venda de ingressos, até ontem. Foram vendidos 97 % do total de tickets. Mais precisamente 3.009.000 de unidades. AINDA estão disponíveis 135.000, sendo que destes somente 30.600 para venda ao público.

PS: Quem viu a apresentação de hoje, digam para mim, o Desmond Tutu é demais, não é?

Nenhum comentário: