quarta-feira, junho 16, 2010

TÔ NA COPA: Dia da Juventude


Hoje foi feriado aqui na África do Sul. No dia 16 de junho, comemora-se o Dia da Juventude, uma homenagem ao desencadeamento trágico da revolta estudantil de 16 de junho de 1976.

Na data, um protesto de estudantes contra o sistema de ensino separatista resultou na morte, ao longo das semanas seguintes, de aproximadamente 700 pessoas, além da destruição de diversas propriedades.

Interessado em entender ainda mais a história do país, fui visitar hoje o Museu do Apartheid. O local relata as cicatrizes cravadas na história do país com o movimento de segregação racial, ocorrido entre 1948 e 1994.

Para colocar o visitante “na pele” dos segregados, são distribuídos, aleatoriamente, cartões delimitando a entrada das pessoas pelo lado dos “brancos”, e outros pelo lado dos “não-brancos” (eu entrei por esse).

Ao longo dos corredores e salas, relatos, frases e filmes com as raízes do movimento desde a colonização, passando pelos períodos de descoberta do ouro e diamantes no país e dos ícones da revolta contra o movimento. 

O maior de todos, Nelson Mandela, tem uma seção exclusiva. Para decifrar Madiba por completo, o museu separa seus momentos de vida em Líder, Companheiro, Negociador, Prisioneiro e Presidente.

Devo confessar, fiquei tão envolvido com sua história, que passei três horas apenas nessa parte. Por conta disso,não tive tempo de visitar o resto do museu, cujas atividades foram encerradas às 17h. Terei que voltar novamente outro dia.

Para completar a celebração no país, fui tentar torcer pelos Bafana Bafana na Fan Fest aqui em Johanesburgo. Novamente, estava tão frio, mas tão frio, que não agüentei e voltei para o hotel na hora do intervalo.

Infelizmente, vi a derrota da equipe de Parreira para o Uruguai (aliás, com uma bela atuação da equipe celeste). O povo Sul-africano está triste, mas vamos ver como eles comentam sobre a peleja amanhã.

PS: Na foto, um dos monolitos da entrada do Museu do Apartheid.

Nenhum comentário: