sexta-feira, junho 18, 2010

TÔ NA COPA: Troca de camisetas


Um dos gestos mais bonitos do futebol é a troca de camisetas entre os jogadores. Seja no intervalo ou no final da peleja, os craques se cumprimentam e trocam entre si o símbolo de seus times.

A moda pegou também na torcida, e desde 2002 tento imitar esse ato, mesmo que através da linguagem universal dos gestos (primeiro aponto para minha camiseta, e depois para a camiseta do outro torcedor).

A situação resulta em momentos divergentes: um sorriso amarelo ao ter a troca recusada pelo outro torcedor; ou um sorriso verdadeiro, quando o “rival” aceita a troca e recebe, além da camiseta, um abraço e uma história de vida que não conheceria sem abrir mão do "manto" do seu país.

Minha coleção de camisas de seleção é pequena, muito longe da imensa quantidade de uniformes do velho lobo Zagallo (até porque tento somente ampliá-la a cada 4 anos), mas em duas Copas, já troquei a amarelinha por camisetas da Coréia do Sul, China (Copa de 2002), Croácia e Japão (Copa de 2006). 
Tenho preferência por equipes que, provavelmente, não pisarão nos gramados do torneio tão cedo.

E vocês, fiéis torcedores e internautas, qual dos times dessa Copa vocês acham que devo tentar exercer o fair play ? Deixem suas opiniões nos comentários abaixo que prometo lutar bravamente para conseguí-las!

Só não exagerem na tarefa, pois talvez eu tenha dificuldades com times como a Coreia do Norte e Honduras, que sofrem para conseguir uniforme para a própria equipe!

Por enquanto, ainda não consegui trocar nenhuma por aqui, mas continuo na luta.

Nenhum comentário: