domingo, junho 27, 2010

TÔ NA COPA: Kruger Park - No caminho das feras!


1o. dia: 25/06

Uma viagem de 7 horas marcou o inicio de mais uma grande aventura. Parti rumo ao Kruger Park para um safári pela maior reserva natural da África do Sul.

O grupo era global: 2 canadenses, 1 americano de S.Francisco, 2 italianos que falavam um afinadíssimo português e mais um casal de ingleses. Com eles passei quase um terco de meu dia confinado em uma Van. Por conta do atraso no translado não cheguei a tempo de assistir Brasil X Portugal. Uma pena!

Tão logo cheguei ao Hotel, quase 6 h da tarde, parti rumo a um "aperitivo" do que será o Kruger Park. A bordo de um veiculo 4X 4 com a caçamba adaptada, fui com mais 3 pessoas e um guia tentar focar animais com uma potente lanterna. Eu tinha minha própria iluminação, graças à luz de minha filmadora (meus colegas da EPTV Sao Carlos sabem bem como ela funciona quando nos auxiliou no ultimo apagão nacional em novembro de 2009).

Conforme avançávamos pelas trilhas, os animais aos poucos iam surgindo. Vimos impalas, veados e coelhos. Quase no final do passeio porem, nos deparamos com um representante do big five : um grupo de 5 imensos rinocerontes, logo ao lado de nosso carro.

Ignorando nossa presença, eles cruzaram a estrada de terra e foram, aos poucos, sumindo na mata. Nada mal para o primeiro dia!
Amanhã, às 6 h da manhã, partiremos para o Park. O que encontraremos lá?


2o dia: 26/06
Ja estava de pé as 6h da manha, e após um café rapido, entrei com o resto do grupo no 4 X 4 para a viagem de 1 hora e meia, rumo ao Kruger Park.

Logo que passamos pelo portao principal, já avistamos o segundo de nossos Big Five: um Elefante.

Dentro do parque, sempre que alguém avistava algo, chamávamos o guia para mais informações sobre os bichos, e assim conhecemos kudus, impalas, gnus, zebras, hipopótamos e crocodilos. Todos tranquilamente se alimentando entre os arbustos ou tomando banho de sol.

O momento que mais surpreendeu a todos, porém, foi durante nossa busca por outro exemplar dos 5 grandes. Surgindo pela esquerda, uma girafa cruzou a estrada e quase "nos atropelou"! Por sorte nada aconteceu.

Passado o susto e a frustração de não ter filmado a cena do dia, observamos em seguida vários desses animais, que ate pareciam se exibir para nós.

No caminho de volta, encontramos o terceiro dos cinco grandes, não apenas um, mas centenas de bufalos. Parece que interrompemos o lanche da tarde da manada.

Ficamos na marca dos 3 pontos, uma vez que não vimos nem leão nem guepardo. Infelizmente, como afirmou o guia, o passeio pelo parque resume-se apenas a sorte. Ele mesmo conta sobre uma cena onde leões mataram um elefante, semanas atrás. Mas isso é a natureza. Quem sabe na próxima, nao?

Voltando ao Hotel, presenciamos um acidente na estrada, onde um carro atropelou uma vaca. Ninguém ficou ferido, mas vale ressaltar que o modo que o pessoal dirige por aqui é arriscado.

Amanha cedo tenho uma caminhada pelos arredores do alojamento.







3o dia: 27/06
Hoje o despertar foi ainda mais cedo. 5 da manhã. Dei uma volta junto com o guia, armado com um rifle, pelo alojamento, que é também uma reserva natural.

Observamos a árvore da bebida Amarula e alguns sinais cujos rangers se baseiam para identificação dos animais, como pegadas, árvores, cupinzeiros e até mesmo dejetos dos bichos.

Depois disso, novamente mais um rápido café, e embarquei para 7hs de viagem rumo à Johanesburgo, depois de 2 emocionantes dias de safári pelo Kruger. Cheguei bem em cima para ver o incrível jogo 
Alemanha x Inglaterra.



Sobre o Kruger
Kruger Park foi inaugurado em 1898, para proteger animais contra os caçadores. Ele foi aberto ao público, porém, somente em 1927. O primeiro protetor do parque foi James Stevenson-Hamilton. O nome “Kruger” é uma homenagem ao presidente Paul Kruger (1825-1904) , devido a seu esforço de proteção da fauna e flora. 

Dividido em cinco áreas, cada qual com únicas características, o parque se estende por uma área 19 624 quilômetros quadrados, com aproximadamente 60 kilometres em largura. É maior que o Estado de Israel.

Este santuário da vida selvagem provê refúgio para 147 espécies de mamíferos, 500 espécies de aves, 116 répteis, 34 anfíbios, 49 peixes, 457 tipos de árvores e arbustos, e incontáveis insects.


Serviço


Uma das opções para se visitar o Kruger Park é com a operadora AATO, aqui da África do Sul. Minha sugestão é conversar com a Fernanda Godoy, uma simpática brasileira que trabalha lá. Tenho certeza que ela e o resto do pessoal vão facilitar sua vida na organização do seu safári.

O telefone deles é +27 21 426 5445, o site www.nomadtours.co.za, e o e-mail da Fernanda é fernanda@aato.co.za.

Nenhum comentário: